Regulamento

CAMPEONATO SULAMERICANO ON ROAD 2011

INTRODUÇÃO
O Campeonato Sulamericano On Road 2011 Categoria 1:10 Turismo, será realizado em etapa única nos dias 08 a 11 de Dezembro de 2011.
Cada participante poderá utilizar um único carro em cada categoria que estiver participando.
As hipóteses não previstas neste regulamento serão decididas pelo Diretor de Prova. O Diretor de prova pode promover a alteração do cronograma se julgar necessário, para o bom andamento do evento.
Também procuramos esclarecer aqui os itens a serem vistoriados, nos colocando à disposição para eventuais dúvidas. Esperamos que com esse regulamento todos possam ter as mesmas condições de competitividade, privilegiando deste modo, os melhores pilotos e mecânicos.

Para o Ranking Nacional e Estadual 2011:
Categoria 1:10 Light
Os resultados somente sera utilizado como qualificação para o Ranking Nacional e Estadual se houver mais de 15 pilotos inscritos.

Categoria 1:8 Light
Os resultados somente sera utilizado como qualificação para o Ranking Nacional e Estadual se houver mais de 15 pilotos inscritos.
A – CATEGORIAS:
Categoria 1:8 Pro e Light - Regulamento Técnico no Anexo 02.
Categoria 1:10 200 mm Turismo Pro - Regulamento Técnico no Anexo 01.
Categoria 1:10 200 mm Turismo Ligth - Regulamento Técnico no Anexo 01.

B – LOCAIS, DATAS:
DATA: 08 a 11 de Dezembro de 2011
Cidade de Indaiatuba - Sao Paulo - Pista Fazenda Vesuvio.
C - INSCRIÇÕES E TAXAS
C.1 - O interessado em participar do campeonato deverá estar obrigatoriamente filiado à FEBARC. A inscrição é individual e intransferível e não reembolsável. As inscrições no Campeonato Sulamericano 2011 serão feitas através do site: www.brasilrc.com e devem ser feitas até 10 dias que antecede o evento, ao recebermos o e-mail de confirmação, informaremos os dados para deposito da taxa de inscrição.
C.2 - Cada piloto receberá um código que será convertido em centavos para identificação do deposito. Valores das Inscricoes:
Categoria 1:10 Pro/Ligth R$ 250,00
Categoria 1:8 Pro R$ 250,00
Para Duas Categorias 1:10 e 1:8 R$ 400,00.
C.3 - As inscrições encerram se 10 dias que antecede cada evento e o pagamento da taxa de inscrição deverá ser confirmado em até 8 dias que antecede cada evento.
D – REGULAMENTAÇÃO DAS CORRIDAS.
Categoria 1:10 Turismo Pro e Ligth
Categoria 1:8 Pro
As atividades dos pilotos e mecânicos só poderão iniciar a partir das 07h00min e poderão estender-se, no máximo, até às 18h00min ou enquanto tenha iluminação natural.

E – REGISTRO e VISTORIA TÉCNICA:
E.1 - A mesa de registro ficará aberta durante quinta, sexta e sábado das 8horas às 17 horas. No domingo ficará aberta das 7 horas às 8 horas.
E.2 - Todos os participantes deverão fazer o registro do piloto antes de iniciar as atividades na pista ou no box.
E.3 - No momento do Registro os pilotos receberão 01 Adesivo pequeno que devera ser afixado na Asa e 03 adesivos com números grandes para fixar no carro. Deverão estar fixados nas duas laterais e na parte frontal (parabrisa) e terão o chassi do carro lacrado.
E.4 - É responsabilidade de cada piloto estar com seu carro de acordo com as regras estabelecidas para o Campeonato Sulamericano 2011. O não cumprimento deste artigo implicará na desqualificação do mesmo.
E.5 - A mesa de vistoria técnica ficará aberta durante todo o evento. Porém não existe a obrigatoriedade de realizar a vistoria técnica, contudo somente será permitido realizar a vistoria técnica após o registro do piloto.
E.6 - O chassi devera ser apresentado na vistoria técnica nos horários e critérios estipulados pelo cronograma do evento.

G - SOLICITAÇÃO DE VISTORIA TÉCNICA
G.1 - Caberá somente ao piloto participante solicitar ao Diretor de Prova vistoria técnica suplementar de qualquer carro. Para isso o piloto deverá estar participando da mesma categoria e deverá proceder da seguinte forma:
G.2 - Preencher formulário próprio.
G.3 - Pagar uma taxa no valor da inscrição da prova.
G.4 - Caso não seja procedente a reclamação, 50% do valor recolhido da taxa de vistoria reverterá em favor do dono do carro vistoriado.
G.5 - Caso seja procedente a reclamação, o Diretor de Prova desclassificará ou desqualificará o piloto envolvido na ocorrência, de acordo com a gravidade do fato. O requerente não arcará com qualquer custo da vistoria, tendo o valor pago pela taxa de vistoria, reembolsado.
G.6 - A presença dos envolvidos durante a solicitação de vistoria e julgamento é obrigatória.
G.7 - A direção de prova também poderá realizar vistorias técnicas dirigidas a qualquer carro quando ocorrer significativa discrepância dos tempos comparados entre pilotos do mesmo nível.
H - RADIO e FREQÜÊNCIA
H.1 - Todos os pilotos deverão deixar os rádios em parque fechado, com exceção os rádios de freqüência modular.
H.2 - O piloto que não utilizar o sistema DSM de freqüência deverá ter obrigatoriamente, duas freqüências diferentes para a inscrição.
H.3 - Em caso da ocorrência de freqüências iguais durante as tomadas de tempo, o Diretor de provas deverá chamar os pilotos e propor a troca de freqüência dentro do espírito esportivo. Caso não ocorra a troca, os pilotos deverão ser separados dos hits de tomadas.
H.4 - Nas provas subfinais e final, a preferência absoluta é do piloto que estiver mais bem classificado no campeonato, não cabendo recurso.
H.5 - *No caso de troca de freqüência a direção de prova concederá 10 minutos para o piloto realizar a troca da freqüência.
I - QUANTIDADES DE PROVAS PELO NÚMERO DE INSCRITOS.
Para Todas as Categorias 1:10 Turismo Pro e Ligth:
I.1 - Até 12 pilotos – Uma Final. Classificam-se na ordem exata dos melhores tempos.
I.2 - Até 28 pilotos – Uma Final e duas Semifinais.
I.3 - Acima de 29 pilotos – Uma Final, duas Semifinais e Quartas de final (tantas quantas forem necessárias).
Para Todas as Categorias 1:8 Pro e Light
Os pilotos das duas categorias participarao juntos e serao premiados separadam ente.
I.4 - Até 10 pilotos – Uma Final. Classificam-se na ordem exata dos melhores tempos.
I.5 - Até 24 pilotos – Uma Final e duas Semifinais.
I.6 - Acima de 25 pilotos – Uma Final, duas Semifinais e Quartas de final (tantas quantas forem necessárias).
J - SENSORES
J.1 - Serão utilizados sensores tipo personal transponder AMBrc. Os pilotos que não tiverem os sensores personal AMBrc poderão alugar o sensor.
J.2 - Os sensores utilizados serão de total responsabilidade do piloto, mesmo os sensores alugados.
J.3 - A instalação e manutenção do mesmo são de inteira responsabilidade do piloto. A organização não tem nenhuma responsabilidade por falhas ou o não funcionamento e nem mesmo da instalação do equipamento no carro.
J.4 - O piloto que não tiver o sensor deverá deixar um cheque caução no valor de R$ 400,00. Ao final do evento o piloto deverá devolver o sensor intacto, ou o cheque deixado em caução será descontado junto ao banco.
K - CORRIDAS: Duração das Provas:


Categoria
1:10 Pro
1:10 Ligth
1:8 Pro






Treinos Cronometrados
7min
7 min
7min

Tomadas de Tempo
7min
7 min
7min

1/4 Final
15 min
15 min
15 min

1/2 Final
20 min
20 min
20 min

Finais
45 min
45min
45min

K.1 - Treinos Livres.
Os treinos livres serão divididos em grupos com duração de 30 minutos.
Ex: 8:00h Treino Livre 1:10 Ligth
8:30h Treino Livre 1:10 Pro
9:00h Treino Livre 1:8 Pro
E assim por diante
K.2 - Treinos Cronometrados:
Serão realizados no máximo 4 series de Treinos Cronometrados para todas as categorias e poderá ser realizada com até 15 pilotos. Duração da prova para todas as Categorias 7 minutos. Vale somente a melhor serie de Treinos Cronometrados.
K.3 - Tomada de tempo: Poderá ser realizada com até 15 pilotos. Duração da prova para todas as Categorias 7 minutos
K.4 - Serão realizadas no máximo 04 tomadas de tempo para todas as categorias. Será considerada a melhor tomada de tempo para efeito de classificação. No caso de empate será considerada a segunda melhor tomada de tempo. Os Quatro melhores pilotos estarão classificados para a Grande Final
K.5 - Antes do início de cada tomada de tempo a pista ficará aberta por 03 (três) minutos, somente para os integrantes do hit.
Formação de grid: Categoria 1:10 Pro e Ligth
Até 12 pilotos: Final direta com grid ordenado pelos resultados das tomadas de tempo.
Até 28 pilotos: Os 4 (quatro) primeiros estão classificados para a final. Os outros pilotos são divididos em 02 semifinais através do seguinte critério:
5º colocado na tomada de tempo: 1º lugar semifinal A
6º colocado na tomada de tempo: 1º lugar semifinal B
7º colocado na tomada de tempo: 2º lugar semifinal A
8º colocado na tomada de tempo: 2º lugar semifinal B...24º colocado na tomada de tempo: 10º lugar semifinal B
Acima de 28 pilotos: Os 4 (quatro) primeiros estão classificados para a final, os 16 (dezesseis) seguintes estão classificados para as Semi Finais e o restante dos pilotos será dividido em quantas subfinais forem necessárias.

K.7 - Critérios de acesso:
Após as Tomadas de Tempo:
- Os 04 melhores pilotos estarão classificados para a Final.
O 1º Colocado da Tomada de Tempo recebe a posição do 1º Lugar
O 2º Colocado da Tomada de Tempo recebe a posição do 2º Lugar
O 3º Colocado da Tomada de Tempo recebe a posição do 3º Lugar
O 4º Colocado da Tomada de Tempo recebe a posição do 4º Lugar

Para todas as sub-finais até a formação dos grids das semifinais
- Os 04 (quatro) primeiros colocados classificam-se para a subfinal acima. (para o exemplo acima, os 04 (quatro) primeiros colocados na oitava-de-final sobem para as quartas-de-final, posteriormente os 04 (quatro) primeiros colocados em cada quarta-de-final sobem para as semifinais).
Para o acesso a final
- Classificam-se os 03 (tres) primeiros colocados de cada semifinal, e mais dois outros pilotos por índice técnico, os 2 pilotos mais bem classificados entre as duas provas semi finais), valendo o melhor tempo total de sua semifinal, independente da colocação final
K.8 - No caso de uma das provas semifinais correr com piso molhado e e a outra semi final correr no seco e/ou no caso de uma ou as Duas provas Semi Final forem finalizada com o tempo menor ou diferente ou houver pane no sistema de cronometragem: O critério para formação do GRID de largada será montado de acordo com o seguinte procedimento:
O 1º Colocado da Tomada de Tempo recebe a posição do 1º Lugar
O 2º Colocado da Tomada de Tempo recebe a posição do 2º Lugar
O 3º Colocado da Tomada de Tempo recebe a posição do 3º Lugar
O 4º Colocado da Tomada de Tempo recebe a posição do 4º Lugar
O 1º Colocado da SEMI A recebe a posição de 5º Lugar
O 1º Colocado da SEMI B recebe a posição do 6º Lugar
O 2º Colocado da SEMI A recebe a posição do 7º Lugar
O 2º Colocado da SEMI B recebe a posição do 8º Lugar
O 3º Colocado da SEMI A recebe a posição do 9º Lugar
O 3º Colocado da SEMI B recebe a posição do 10º Lugar
E assim por diante...
Critério de acesso Categoria Máster.
Os pilotos da categoria Máster participam das tomadas de tempo na categorias em que fizeram a inscrição 1:10 Turismo Pro ou Ligth.
O Grid da Prova Final será formada pelos 12 melhores pilotos. O critério utilizado sera: O Resultado obtido após as tomada de tempo. Seguindo a ordem de mais voltas em menor tempo.
L - Procedimentos de corrida
O Procedimento de corrida está em anexo ao livro de especificações técnico de cada categoria.
Categoria 1:10 Turismo Pro/Ligth – Anexo 1
Categoria 1:8 Pro e Ligth – Anexo 2
M - RECOLOCADORES
M.1 - Durante as Tomadas, Treinos Cronometrados Provas Sub Finais e Finais, os pilotos que desejarem colaborar com o serviço de recolocador deverão comunicar a Direcao de Prova para receber as orientações e o material de segurança.
M.2 - É proibido o recolocador realizar qualquer tipo de manutenção nos automodelos durante o período que estiver exercendo a função de recolocador.
Salvo em caso de bolha presa.

N - Posição dos pilotos e mecanicos no Palanque e Boxes
- Durante os Treinos Cronometrados, Tomadas de Tempo, Prova Sub finais e Final, sera permitido apenas 2 mecanicos por piloto.

N.1 - Para as treinos Livres, as posições estão liberadas para pilotos e mecanicos (recomendamos que os mecanicos fiquem logo abaixo ao seu piloto)
N.2 - Para as treinos Cronometrados: Posicionamento dos pilotos liberadas, sendo obrigatório o acompanhamento dos mecânicos na mesma posição.
N.3 - Para as tomadas de tempo, Posicionamento dos pilotos liberadas, sendo obrigatório o acompanhamento dos mecânicos na mesma posição.
N.4 - provas sub-finais e finais, os pilotos estarão livres para escolherem o seu posicionamento no palanque de acordo com a ordem de largada, isto é o piloto que largar em 1º lugar tem prioridade e assim por diante, sendo obrigatório o acompanhamento dos seus mecânicos nos boxes na mesma posição.
O - Situações especiais de corrida.
Em caso de pane de cronometragem e/ou causas naturais como chuva, falta de luz natural (e na ausência de iluminação artificial), ou qualquer outra situação similar que impeça o andamento normal das provas.
O.1 - No inicio do dia Sabado, aguardar até as o horário máximo de 17:00 horas, para dar o encerramento das atividades do dia. Em caso de chuva e ela persistir durante todo o SABADO (dia de tomadas de tempo), no DOMINGO o cronograma será alterado para que possam ser realizadas as tomadas de tempo, provas sub finais e provas finais.
O.2 - O horário máximo para iniciar a ultima prova do dia será às 17h. Quando houver provas em horário de verão o horário máximo será 17:45h.
O.2.1 - Não havendo condições para iniciar a ultima prova do dia no horário limite, fica valendo como resultado final a classificação obtida até o momento, seja tomadas de tempo, provas subfinais ou finais.
O.3 - Na impossibilidade de realizar as tomadas de tempo, provas subfinais e final. A Etapa será declarada encerrada e todos os participantes receberão pontos de 11º lugar.
O.4 - Todas as provas sub finais e finais poderão ter seu tempo reduzido pelo diretor de prova para ajustar o cronograma para o bom andamento do evento.As tomadas de tempo de 7 minutos para 4 minutos. As provas de 20 minutos para 15 minutos. As provas de 30 minutos para 20 minutos
As provas de 45 minutos para 30 minutos.
O.5 - Em caso da chuva ocorrer durante as tomada de tempo, a tomada de tempo deverá ser interrompida para preservar o principio de igualdade de condições a todos os pilotos.
O.5.1 - A direção de prova aguardará 60 minutos para que a pista esteja seca novamente, para o reinicio das tomadas de tempo. No caso da chuva persistir a Serie de tomadas de tempo que foi interrompida será cancelada.
O.6 – Chuva nas provas Finais:
O.6.1 - Durante uma prova, seja ela sub final, semifinal ou final, no caso de pane de cronometragem e/ou causas naturais como chuva, falta e luminosidade natural ou artificial ou qualquer outra situação que impeça a continuidade da prova o diretor de prova poderá interromper a prova a qualquer momento.
O.6.2 - Se tiver sido percorrido ate 20% do tempo regulamentar da prova em questão (seja o tempo original ou reduzido), cancelar a prova e aguardar, no máximo, 60 minutos. será feito nova largada com tempo total de corrida se houver condições de continuar a prova.
O.6.3 - Se houver sido percorrido de mais de 20% e menos de 75% da prova em questão, a prova será paralisada e verificado o tempo que falta para completar a prova. Será realizada uma nova largada com duracao que faltava, ate completar o tempo total ou no mínimo de 75% do tempo total de prova. A nova re-largada sera feita do box, mantendo as posições no momento da interrupção. Os pilotos serão chamados nominalmente.
Os tempos das duas sessões serão somados simplesmente e será declarado final de prova. Ex: Tempo de corrida 30 minutos, houve uma interrupção com 12 minutos (40% do tempo total da prova) de prova. Sera realizado uma nova largada com 18 minutos de prova. Os tempos da 1 parte serão somados com a 2 parte.
O.6.3.1 - Todos os carros ficarão em parque fechado e não poderá sofrer qualquer manutenção até o inicio da re-largada.
O.6.3.2 - Antes de re-largar o diretor de prova abrira o tempo de 1 minuto para aquecimento dos motores e imediatamente será feita nova re-largada. Unica manutenção permitida é o Reabastecimento dos carros. Qualquer outro tipo de manutenção o piloto Largara em ultimo e sera penalizado com um Stop & Go.
O.6.4 - Se tiver sido percorrido mais de 75% do tempo regulamentar de prova, o diretor de prova poderá a qualquer momento interromper a prova se não houver condições de finalizar a corrida em segurança. E será declarado final de prova mantendo as posições obtidas até o momento da interrupção. Se após 60 minutos não tiver condições para continuar, será encerrada.
O.6.5 - Nas situações em que a prova FINAL não for finalizada e as prova semifinais forem realizadas com o tempo total de prova será considerado como resultado final o Resultado das Provas Semi Finais. a FORMAÇÃO DO GRID de LARGADA da PROVA FINAL.
O.6.6 - No caso da Prova Final não for finalizada pelo motivo de chuva e/ou pane no sistema de cronometragem e uma ou as duas provas semi finais forem realizadas com mais de 75% do tempo total de prova valido e menos que 100% do tempo total de prova valido e/ou forem finalizadas com tempo total de prova diferente, e a prova FINAL não for finalizada e será considerado como resultado final para a Classificação Geral:
O 1º Colocado da Tomada de Tempo recebe a pontuação do 1º Lugar
O 2º Colocado da Tomada de Tempo recebe a pontuação do 2º Lugar
O 3º Colocado da Tomada de Tempo recebe a pontuação do 3º Lugar
O 4º Colocado da Tomada de Tempo recebe a pontuação do 4º Lugar
O 1º Colocado da SEMI A recebe a pontuação do 5º Lugar
O 1º Colocado da SEMI B recebe a pontuação do 5º Lugar
O 2º Colocado da SEMI A recebe a pontuação do 6º Lugar
O 2º Colocado da SEMI B recebe a pontuação do 6º Lugar
O 3º Colocado da SEMI A recebe a pontuação do 7º Lugar
O 3º Colocado da SEMI B recebe a pontuação do 7º Lugar
E assim por diante ate.... até o final das duas Provas Semi Finais.
O.6.7 - Se uma ou as duas provas Quartas de finais forem finalizadas com mais de 75% do tempo total de prova e menos que 100% do tempo total de prova, para classificação geral será usado o mesmo critério acima descrito.
P - Pane no Sistema de Cronometragem
P.1 - Serão adotados os mesmos procedimentos para o caso de chuva. Caberá ao Diretor de Prova a decisão final.
Q - Procedimento para os pilotos e mecânicos.
Q.1 - Todos os participantes deverão comportar-se de maneira cordial, desportiva e ética, não sendo permitido palavrões, ofensas gerais ou pessoais e interferências no andamento da competição.
Q.2 - Os mecânicos deverão se posicionar nos boxes correspondentes ao do piloto no palanque.
Q.3 - Os pilotos deverão parar os carros no boxe correspondente ao seu mecânico.
Q.4 - Receber os carros dos gandulas para reparos somente nas plataformas laterais dos boxes ou em área determinada.
Q.5 - Recolocar os carros na pista de rolagem com a máxima atenção em relação a outros carros que possam estar entrando ou saindo dos boxes de forma a evitar acidentes ou obstruir outros carros.
Q.6 - Abastecer o carro fora da área da pista de rolagem do Box.
Q.7 - Limpar a pista com um pano no caso de derrame de combustível.
Q.8 - Deixar a área dos boxes limpa e sem seus equipamentos e ferramentas.
Q.9 - Entregar o carro e acompanhar a vistoria no final das tomadas de tempo e sub-finais.
Q.10 - Adentrar nos boxes somente quando autorizado pelo Diretor de Prova.
R - Penalizações
R.1 - Serão aplicados, pelo Diretor de Prova, aos pilotos ou membros de sua equipe, do não cumprimento do regulamento.
R.2 - Salvo as penalizações previstas que não cabe recurso, as demais caberão recurso, em formulário próprio, dirigido à Organização, resguardando assim o princípio da ampla defesa.
R3 - As penalizações serão divididas em:
R.3.1 - Advertência Verbal
R.3.2 - Stop & Go
R.3.3 - Desqualificação
R.3.4 - Desclassificação.
R.4 - Advertência Verbal: O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma:
Piloto XXXX, você esta sendo advertido verbalmente por XXXXXXXX.
Enquadra-se nessa categoria de penalização: Os casos que não interfiram no desempenho dos pilotos adversários, como:
R.4.1 - Obstruir, sem insistência, a passagem de piloto mais rápido;
R.4.2 - Adentrar o box em velocidade exagerada.
R.5 - Stop & Go Considera-se uma penalizacao Grave.
R.5.1 - Cada piloto podera receber no maximo de 4 Stop & Go durante o evento. Após o 4º Stop & Go na próxima penalização grave o piloto é desclassificado da prova.
R.6 - Como cumprir o Stop & Go.
R.6.1 - O mecânico devera comunicar previamente em que volta ele estará cumprindo a penalização e prestar atenção ao soltar o carro evitando acidentes desnecessários e penalizacões.
R.6.2 -O piloto deve entrar pela pista de rolagem do Box, parar o carro no seu Box, o seu mecânico irá levantar o carro e soltar o carro para que o piloto possa retornar à pista.
R.6.3 - O piloto penalizado terá três voltas para cumprir o Stop and Go.
R.6.4 - No caso do piloto não cumprir a sua penalização, o mesmo será desclassificado da prova.
R.6.5 - No caso de faltar menos de três voltas para o termino da prova e o piloto não cumpriu sua penalização, o piloto terá acrescido 15 segundos ao seu tempo, sem direito a recurso
R.6.6 - E' proibido fazer qualquer manutenção no carro durante o cumprimento do Stop & Go.
R.6.7 - E' proibido reabastecer ou fazer qualquer tipo de manutenção durante o cumprimento do Stop & Go.
R.7 - O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma:Piloto XXXX, "Stop and Go", você esta sendo penalizado por XXXXXXXX. Enquadra-se nessa classe de penalização os casos que interfiram no desempenho dos pilotos adversários, ou em faltas consideradas graves, como:
R.7.1 - Piloto retardatário obstruir, com insistência, a passagem de piloto mais rápido;
R.7.2 - Usar termos de baixo calão (tanto o piloto quanto integrante de sua equipe);
R.7.3 - Tocar um carro adversário de maneira brusca, acarretando a perda de posição do outro piloto;
R.7.4 - Ao receber 02 advertências verbais no mesmo evento;
R.7.5 - Falta de condições técnicas do equipamento e/ou pilotagem de forma a causar prejuízos (acidentes graves) aos demais pilotos;
R.7.6 - Queima de largada (qualquer movimentação do carro antes da autorização de largada);
R.7.7 - Obstruir o fluxo nos boxes;
R.7.8 - Parar os carros com os pés;
R.7.9 - Realizar reparos do automodelo na pista;

S - Desqualificação
S.1 - Não pagamento da taxa de inscrição da etapa;
S.2 - Deixar de apresentar o veículo para a vistoria após solicitação do inspetor técnico seja nas tomadas de tempo e sub-finais ou final.
S.3 - Levar o equipamento de partida (caixa de start ou similar) para o grid de largada.
S.4 - Estar em desacordo com as regras técnicas.

T - Desclassificação
T.1 - Retirar o carro antes do Vistoriador Técnico autorizar a liberação dos carros nas provas subfinal, semifinal e final.
T.2 - Nos casos de agressões verbais descontroladas;
T.3 - Nos casos de condutas irregulares intencionais durante a etapa;
T.4 - Pilotar de forma que interfira no resultado da corrida. Espera deliberada por outro carro será considerado como delito grave e resultará em imediata desclassificação.
T.5 - Violar ou substituir qualquer parte do carro sem aviso e autorização da Direção da Prova;
T.6 - Passar o sensor na antena de captação do sinal.
T.7 - Insistir em manter o carro com algum problema técnico (Ex.: pipa solta ou quebrada, pneu rasgado ou descolado que interfira na estabilidade do carro, etc) na pista, colocando em risco a posição dos pilotos adversários.
T.8 - No término da prova final nenhum piloto poderá entrar nos boxes com o seu carro, devendo parar no grid de largada, onde somente o Diretor de Prova ou seu assistente terá acesso aos carros.
T.9 - As penalizações são cumulativas durante o evento. A tolerância máxima de penalizacoes sera de quatro (4) “stop and GO” durante o evento. Ao receber a quinta penalização o piloto estará desclassificado do evento.
T.10 - Resfriar o motor com qualquer produto durante os treinos livre, tomadas de tempo, provas sub finais e finais. O piloto/mecânico que for flagrado pelos fiscais de Box resfriando o motor de seu carro com líquidos ou produtos gaseificados será automaticamente DESCLASSIFICADO.
V - Eliminação do Campeonato e Suspensão.
V.1 - Nos casos de agressões físicas.
V.2 - Nos casos de fraude intencional do regulamento (ex: troca de carro ou chassis sem permissão da direção de prova, troca de pilotos durante o evento);
V.3 - O piloto ficará suspenso de qualquer atividades da FEBARC pelo período de 120 dias.

X - Sob penalidade
X.1 - Os pilotos desclassificados não pontuarão nas respectivas provas e nem poderão utilizá-la como descarte e receberão a posição do ultimo colocado da prova.
X.2 - Os pilotos desqualificados durante as provas subfinais e semifinais, receberão a posição do ultimo colocado da serie em que estiver participando.
X.3 - No caso do piloto estiver suspenso de participar de uma determinada etapa em que esteja inscrito previamente, o piloto receberá a posição/pontuação do último colocado menos duas (02) posições.
Z - Protesto
Z.1 - Somente será aceito o protesto por escrito e com o formulário apropriado e encaminhado em mãos ao diretor de prova.
Z.2 - Prazos para encaminhamento do protesto:
Z.2.1 - Tomadas de tempo: 05 minutos após o término.
Z.2.2 - Provas subfinais: 05 minutos após o término.
Z.2.3 - Prova final: 05 minutos após o término.
Z.3 - Após o final do tempo previsto, não será aceito nenhum protesto e nem reclamações por partes dos pilotos.
AA - Premiação
AA.1 - Serão Premiados os finalistas de cada categoria: Os 03 primeiros colocados de cada categoria com troféus e os demais com Medalhas.

Finalizado – Setembro 2011.
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Campeonato Sulamericano On Road 2011.

Regulamento Técnico Categoria 1:10 Pro e Light e 1:8 Pro
Procedimento de Largada e Especificações técnicas

A regulamentação técnica e o procedimento de largada do Campeonato Sulamericano é baseada nas regras IFMAR para Campeonatos Mundiais 1/10 200mm, com as devidas adaptações ou exclusões necessárias para adequar as regras ao formato de corrida do Campeonato Sulamericano.

Procedimento de Largada
Nas tomadas de tempo, o Diretor de Prova autorizará a largada de cada piloto nominalmente. Os carros largarão dos boxes.
Nas demais provas, Sub-finais e Finais, o Diretor de Prova fará uma contagem regressiva iniciada em 10 e ao chegar a quatro os carros deverão ser colocados no chão pelos mecânicos e estes deverão se afastar para fora da pista. Os pilotos aguardarão o "start" do Diretor de Prova nos próximos segundos para a largada. Os carros largarão da pista, na formação do grid.
Será permitido apenas um mecânico no grid de largada.
Fica terminantemente proibido levar o equipamento de start para o grid.
Na largada o reabastecimento do carro deve ser feito fora da pista.
Se o motor do carro desligar durante a contagem regressiva, o piloto deverá largar dos boxes. O mecânico deve aguardar a passagem do último carro para retornar ao Box.
Solicitação de Tempo:
Poderá ser solicitado apenas um pedido de tempo de 10 minutos, antes das provas semifinais e finais, para reparo de equipamento. Durante este período a pista ficará fechada.
Este pedido extra de tempo devera ser solicitado antes do alinhamento dos carros no grid de largada. O Diretor de Prova informará aos pilotos que a partir de determinado momento, os carros que tiverem problemas, deverão largar dos boxes.
O piloto que fizer a solicitação deverá largar na última posição do grid e o seu lugar ficará vago. Na impossibilidade, deverá largar do seu box, após a autorização do fiscal.
Término da Sub Final e Prova Final
Assim que o Diretor de Prova determinar o final da prova, nenhum mecânico poderá ter acesso ao carro. Nenhum carro entrará nos boxes, devendo o piloto parar seu carro no grid de largada, onde o Diretor Técnico recolherá os carros dos os carros para proceder a vistoria técnica final.
O piloto deverá aguardar a liberação pelo diretor de prova. O piloto que retirar o carro antes do tempo determinado será desclassificado.

Especificações Técnicas 2011 - Categoria 1\10 200mm turismo e 1:8 Pro.
Carros avariados durante as provas e/ou tomada de tempo.
Se durante uma prova ou tomada de tempo ou treinos cronometrados, alguma parte do chassi ou carroceria for avariada durante a prova em questão e nao puder ser vistoriada, o piloto nao sera penalizado.
Sera dado um aviso ao Piloto e a parte danificada devera ser reparada imediatamente e na próxima vistoria se o automodelo apresentar o mesmo avaria o piloto sera penalizado.
Não é considerado avaria:
- Volume do tanque a maior.
- O automodelo que estiver abaixo do peso e que não esteja danificado e/ou com partes faltando decorrente de acidentes na pista, durante a prova em questão. O “Lastro” não e considerado peca do carro.
Categoria 1:8 Pro
Para a categoria 1:8 Pro sera verificado apenas estes itens:
Peso: Maximo com sensor e tanque vazio = 2525 gramas
Volume do tanque de combustível = 125ml.
- O equipamento de aferição do volume de combustível pode ter a tolerância de +/- 1ml.
Carburador: Maximo de 9mm.
Pipa: Maximo de 9mm na saída do escape.


Categoria 1:10 Pro, 1:10 Ligth
A categoria consiste em carros escala 1:10 200mm Turismo.
1. Somente um (1) sistema de freio atuante é permitido.
2. Permitido câmbio de no máximo duas (2) velocidades.
3. Todo carro deve obrigatoriamente possuir embreagem com desengate e um sistema de freio capaz de parar o automodelo.
4. Somente permitido o uso de motores 2.11cm³. Os motores devem ser refrigerados a ar, somente 2 tempos. Os motores devem possuir no máximo quatro (4) janelas, incluindo escape. Nenhum tipo de indução forçado é permitido bem como nenhum tipo de transferências ou escape com tempo variável. É permitida somente vela de ignição. São proibidos furos no pistão, com exceção do furo existente para o pino de travamento da biela. No Cilindro são permitidos furos e fendas desde sejam para efeito de lubrificação e que estejam abaixo do ponto morto inferior do motor. Para dirimir qualquer duvida, é considerado furo qualquer buraco que tenha material em toda a sua volta. O diâmetro do carburador deve ser no máximo de 5.50mm.
5. Capacidade cúbica do motor deve ser de no máximo 2.11cm³ (centímetros cúbicos)
6. Partida por recoil opcional (permitida).
7. Modificações internas do motor são permitidas desde que atendam os parâmetros dos itens 4 e 5.
Sistema de escape:
1. Diâmetro máximo do tubo de saída de gases: * 5.20mm
2. Comprimento mínimo do tudo de saída de gases: 10.00mm. Medido pelo ângulo maior.
3. O tubo de saída de gases deve ser direcionado na horizontal ou inclinado para baixo somente.
4. Esta dimensão inclui uma tolerância para levar em conta variações de fabricação de tubos comercialmente disponíveis.
Peso
1. Mínimo sem combustível (transponder incluso): 1725,00 gramas.
Tanque
1- A capacidade máxima do tanque de combustível (incluindo mangueiras, filtros, etc.): 75cc.
2 - O equipamento de aferição do volume de combustível pode ter a tolerância de +/- 1ml.
3 - Qualquer tanque que não passar na vistoria técnica deverá ser aferido novamente após um período de resfriamento de 15 minutos. Este período somente será necessário em caso de temperatura ambiente superior a 20ºC.
Obs. O tanque poderá ser retirado do carro e aferido novamente após o período de descanso.
Bolhas e recortes permitidos: Carrocerias tipo sedan Turismo, 2 ou 4 portas.
O pára-choque dianteiro deve seguir o contorno da carroceria e deve ser instalado para minimizar danos do modelo que possa ser atingido por outro carro. O pára-choque deverá ser fabricado com espuma ou algum material plástico flexível.
A bolha deverá ser fabricada com material flexível e deverá ser devidamente pintada. Todas as janelas devem ser totalmente transparentes sem qualquer pintura.
A traseira da carroceria não deve ser cortada acima de 50.00mm medidos a partir do carro suspenso em blocos de 10.00mm. Faróis, lanternas, grades, tomadas de ar e janelas devem contrastar com a pintura do modelo.
São permitidas somente as seguintes furações na bolha:
1. Um (1) furo de captação de ar no pára-brisa dianteiro de dimensão máxima de 60.00mm. Este furo não deve adentrar ao teto ou do capô do automodelo.
2. Furo para acesso a vela de diâmetro máximo de 35.00mm. Porem não pode ser interligado a nenhum outro furo.
3. Ambas as janelas laterais dianteiras e o vidro traseiro podem ser removidos para ventilação, exceto as janelas laterais traseiras que devem permanecer intactas.
4. Furo para reabastecimento de diâmetro máximo de 50.00mm (Este furo deverá estar posicionado acima do tanque de combustível e no mínimo 5mm de distancia do furo de captação de ar).
5. Pequenos furos para saída de gases do escape, transponder e antena de rádio poderão ser feitos.
6. Nenhum outro furo é permitido.
7. Santo-Antonio deverá ficar por dentro da carroceria.
8. Nenhuma parte do carro, exceto a saída do escape, postes de fixação da carroceria e o tubo de antena podem estar para fora da carroceria.
9. Não é permitido qualquer acessório aerodinâmico de qualquer natureza sob a carroceria.
Dimensões gerais
Todas as medidas especificadas são valores máximos ou mínimos.
DIMENSÕES Mínimo (mm) Máximo (mm)
Distância entre-eixos 230.00 270.00
Largura do carro (sem bolha) 170.00 200.00
Largura do carro (com bolha) 175.00 205.00
Comprimento do modelo (com carroceria e aerofólio) 360.00 460.00
Altura do carro (medida do ponto mais alto do teto da carroceria com o carro suspenso em blocos de 10.00mm)
Minimo de 120.00 e Maximo de 175.00
Largura do aerofólio 125.00 200.00
Corda do aerofólio - 50.00
Lateral da asa: 35.00mm x 50.00mm
Excesso da asa (traseira) 10.00
Diâmetro da roda (excluindo o pneu) 46.00 50.00 + 1mm de tolerância
Largura da roda - 30.00 + 1mm de tolerância

Aerofólio
1. Uma (1) asa ou um (1) spoiler pode ser instalado no carro (caso o modelo original em escala real possuir, será permitido fazer o mesmo), ambos devem ser fabricados com material flexível. A medida da ASA (corda) não pode ser maior do que 50mm. O excesso da asa não deve ser maior do que 10.00mm no seu ponto extremo, medido a partir do centro do pára-choque do modelo.
2. A altura da asa pode ser ajustável, porém a asa e as laterais da asa não podem ultrapassar a altura do teto do carro. As asas devem ser moldadas, são proibidas asas feitas com chapa lisa ou dobrada manualmente.
- Pneus
Podem ser usados: pneu de borracha e/ou espuma. Qualquer que seja o material, não deverá danificar a superfície da pista. Esta liberado o uso de aditivos para os pneus.
- Combustível:
metanol + nitrometano + óleo. Percentual de nitrometano livre.
Somente dois (2) servos são permitidos.Silenciador:
Silenciador do tipo INX Box modelo aprovovado pela IFMAR. modelos: Serpent – 2000 EFRA Picco – 2002 EFRA Mugen – 2005 EFRA Novarossi Set-06 EFRA Mugen – Jan-07 EFRA Novarossi – Dec-08 EFRA Serpent – FEB-09 EFRA Uso Obrigatório a partir de Abril/2010.
Não permitido:
1. Freio independente nas duas ou nas quatro (4) rodas.
2. Refrigeração líquida do motor.
3. Sistemas hidráulicos.
4. Mais do que dois (2) servos.
5. Câmbio com mais de duas (2) velocidades.
6. Não é permitido o uso de giroscópios eletrônicos.
7. Não é permitido o uso de travas de engate rápido nas rodas. Para o travamento das rodas é permitido somente o uso de parafusos ou porcas auto-travante e/ou parafusos desde que não excedam para a largura da roda.
TELEMETRIA
Não é permitido o uso de qualquer dispositivo eletrônico, exceto os seguintes:
Dois canais do receptor que serão usados para operar direção, acelerador e freio.
Quaisquer sistemas de gravação de dados poderão ser usados somente até o final dos treinos livres.
O uso de dispositivos de controle de tração, suspensão ativa e qualquer controles de direção auxiliado por giroscópio/sensor de força G é estritamente proibido. São permitidos somente sensores para coleta de dados e não para ajuste da performance do carro em movimento.
FIM

Divulguem

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